Depois de todo o sucesso do álbum Thriller, que Michael havia lançado em 1982, estava na hora de escolher o que seria o último single. A essa altura o álbum já era o mais vendido no mundo todo, e Michael Jackson o músico mais bem pago do planeta. Foi nessa época que ele fechou o acordo de patrocínio com a Pepsi. Todavia, Michael não poderia escolher outra canção que não a faixa-título para lançá-la como single, visto que das que ele ainda não havia lançado (Baby Be Mine e The Lady In My Life) Thriller era a mais adequada. Assim, em 23 de Janeiro de 1984, Michael lança pela Epic Records "Thriller", single que chegou ao quarto lugar nos Estados Unidos e ao décimo lugar no Reino Unido em estréia.
Escrita por Rod Temperton e produzida por Michael e Quincy Jones, Thriller inicialmente iria se chamar "Starlight". Em virtude da mudança da letra e consequentemente do título, Quincy convidou o ator Vincent Price, famoso por suas participações em filmes de terror, para participar da canção. Dessa forma, Vincent gravou um rap fantasmagórico para a música, que depois de editado foi incluído na mixagem final. O rap na íntegra acabou sendo adicionado no relançamento de Thriller, em 2001.
Escrita por Rod Temperton e produzida por Michael e Quincy Jones, Thriller inicialmente iria se chamar "Starlight". Em virtude da mudança da letra e consequentemente do título, Quincy convidou o ator Vincent Price, famoso por suas participações em filmes de terror, para participar da canção. Dessa forma, Vincent gravou um rap fantasmagórico para a música, que depois de editado foi incluído na mixagem final. O rap na íntegra acabou sendo adicionado no relançamento de Thriller, em 2001.
Videoclipe
Influenciado pelo sucesso dos vídeos de "Billie Jean" e "Beat It", Michael resolveu convidar o cineasta John Landis para dirigir o clipe. O curta-metragem se inicia com um prólogo no qual está uma frase atribuída a Michael Jackson que na época era Testemunha de Jeová: "Due to my strong personal convictions, I wish to stress that this film in no way endorses a belief in the occult.'" (em português: "'Em função de minhas fortes convicções pessoais, quero enfatizar que este filme de forma alguma endossa uma crença no oculto'").
O enredo começa com Michael e sua namorada ( enterpretada por Ola Ray) passeando até que a gasolina do carro acaba. Os dois vão caminhar por uma mata até que Michael a pede em noivado. Ela aceita e ele então resolve contar a ela um segredo. Entretanto, antes que ele consiga falar, uma lua cheia aparece no céu e ele se transforma em um terrível lobisomem. Depois de uma perseguição pela floresta, a cena se abre e percebe-se que a história na verdade era um filme chamado Thriller e estrelado por Vincent Price. Assustada, a namorada de Michael sai do cinema e ele a segue. Na rua, Michael canta boa parte da canção. Os dois passam em frente a um cemitério e zumbis começam a sair de suas covas. Eles seguem o casal, que se vê cercado por eles. De repente, Michael também se transforma em zumbi. Começa aí uma sequência de danças complexas que dura boa parte do vídeo. Logo depois Michael se une aos zumbis e continua a perseguir sua namorada. Cercada por eles, ela acorda e percebe que tudo foi um sonho. Michael então vai levá-la para o quarto, mas quando ele vira o rosto para trás vê-se que os olhos deles ficaram amarelos, assim como os do lobisomem no começo do filme.
A repercussão foi tanta que gerou uma fita cassete chamada Making Michael Jackson's Thriller, onde além de incluir a versão completa do vídeo ainda inclui o making-of. A fita vendeu 9 milhões de cópias e entrou para o Guiness como o vídeo mais bem sucedido do mundo, até ser superado pelo filmeTitanic em 1997.
Esse videoclipe na verdade é uma sátira a todos os filmes de terror e uma metáfora para a imaginação. O vídeo de Thriller, sem dúvidas é uma das marcas registradas de Michael e sua coreografia ficou tão famosa quanto o moonwalk ou a solitária luvinha branca. Thriller é mais um vídeo do que uma canção. Seu vídeo se mantém atual e interessante até os dias de hoje. Prova disso são as constantes referências feitas a ele pelo cinema, pela televisão e até em outras canções e videoclipes. Filmes como "O Retorno dos Mortos Vivos, Parte II" ou "De Repente 30" mostram de forma clara sua referência ao vídeo. Algumas séries de TV como "South Park", "The Simpsons" e iCarly também tiveram Thriller com o referência em alguns de seus episódios.
Na área musical, os exemplos mais notáveis são os DJs Bob Sinclair e Fatboy Slim e as bandas Fall Out Boy e Alien Ant Farm. E na área do videoclipe Thriller serviu de inspiração para a banda Gorillaz, o cantor Chris Brown e mais recentemente para a cantora Miley Cyrus e Britney Spears.
Figurino
O lendário figurino do video de Thriller foi criado por Deborah Nadoolman Landis, esposa do diretor John Landis. Na época, ela diz, que Michael de 25 anos pesava apenas 45 quilos, com 66 centímetros de cintura ("exatamente o mesmo peso e altura que Fred Astaire"), e um dos desafios que enfrentou estava em fazer o artista parecer mais "viril", as ombreiras usadas na jaqueta assumiram essa função, e virou moda nos anos 80. Landis também se juntou a Jackson para criar o figurino nas cores preto e branco usado no videoclipe de "Black or White", em 1991.
Repercussão
Thriller chegou aos quatro cantos do planeta. Era exibido a cada 40 minutos na MTV americana. O sucesso do clipe é tanto que permanece até hoje.
É provavelmente o videoclipe mais premiado de todos os tempos. O video foi um divisor de águas no ramo e ajudou a MTV a alavancar sua influência na música nos anos seguintes. Devido a isso e estar impregnado na mente das pessoas, Thriller é com certeza o videoclipe mais conheçido do mundo, portanto não é raro vê-lo frequentemente em primeiro lugar nas listas de melhores videoclipe de todos os tempos. Para ter uma noção de sua importância, o clipe foi incluído no Guinnes Book em 2006 como o Video de Maior Sucesso. É também o único videoclipe que foi preservado pelo Registro Nacional de Filmes dos EUA, sendo considerado "culturamente significante".
Em 2007, 1.500 presos da província de Cebu chamaram a atenção do mundo quando resolveram coreografar Thriller. A coreografia foi filmada e colocada no YouTube, recebendo mais de 14 milhões de dowloads em menos de um mês. Recentemente uma companhia de teatro europeia colocou em cartaz o musical Thriller Live que conta toda a história de Michael, desde a época dos Jackson Five até o álbum Invincible.
Delicie-se agora com o curta (Michael não gostava do dizer "clipe") de Maior Sucesso... "THRILLER"
Michael Jackson is the Best!!! #28YearsSingleThriller
Nenhum comentário:
Postar um comentário